sexta-feira, 29 de abril de 2016

SME realiza o II Torneio da Semana do Esporte Educacional das Escolas Fronteirenses

A Secretaria Municipal de Educação realizou entre os dia 25 e 28 de abril o II Torneio da Semana do Esporte Educacional das Escolas Fronteirenses que reuniu 12 times de futsal das categorias sub 12, sub 14 e sub 13, além de 03 times femininos de queimada.
Os jogos aconteceram no Ginásio Poliesportivo Governador Guilherme Melo e obtiveram os seguintes resultado:

Campeão Sub 12: 
Campeão: Unidade Escolar Hermínio José Ribeiro
Vice-campeão: Unidade Escolar Hermínio José Ribeiro
Artilheiro: Kaik (Unidade Escolar Hermínio José Ribeiro)

Campeão Sub 14:
Campeão: Unidade Escolar Nossa Senhora de Fátima
Vice-campeão: Unidade Escolar José Aquiles de Sousa
Artilheiro: Rierson (Unidade Escolar Nossa Senhora de Fátima)

Campeão Sub 16:
Campeão: Unidade Escolar José Aquiles de Sousa
Vice-campeão: Colégio Estadual Francisca Pereira de Sousa Morais
Artilheiro: Paulo Henrique (Unidade Escolar Escolar José Aquiles de Sousa)

quinta-feira, 28 de abril de 2016

SMS e SMASC realizam atividade de "Capoterapia" com idosos e usuários do CAPS

As secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social e Cidadania, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) promoveram a primeira manhã de vivência de capoterapia voltada para os idosos e usuários do CAPS no município de Fronteiras.
A capoterapia rebusca movimentos da capoeira para realizar uma terapia com exercícios físicos leves e benéficos, visando melhorar a saúde e a qualidade de vida dos praticantes.
A terapia de grupo foi realizada pelos instrutores Denis Costa e Robson, educadores físicos e aliados ao movimento que já é realizado em vários municípios do Estado do Piauí.

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Caldeirão Grande do Piauí parou para homenagear o jovem Jair Costa

Milhares de pessoas acompanharam o velório e sepultamento do jovem que foi assassinado com cinco tiros na noite desta terça-feira (26).

Caldeirão Grande do Piauí ficou pequena para a multidão de pessoas da cidade e da região que compareceram ao velório e sepultamento do adolescente Jair Eugênio da Silva Costa, brutalmente assassinado na noite desta terça-feira (26) em um crime com características pistolagem.
A rua da casa de Jair Costa foi insuficiente para acomodar a infinidade de pessoas que foram dar a última despedida ao jovem citado por todos como uma pessoas alegre, de muitas amizades e apaixonado por vaquejada. 
Uma cerimônia evangélica foi presidida pelo Pr. Jaime Agripino na residência dos pais de Jair. Durante este momento fizeram uso da palavra os prefeitos João Vianney, Eudes Ribeiro, o vice-prefeito Idelfonso, dentre outras autoridades e amigos que homenagearam o adolescente com mensagens, aboios e lágrimas.
Visivelmente emocionado o pai do adolescente, o comunicador Adalberto Costa, agradeceu todas as manifestações de pesar direcionadas à família e conduziu o carro de som que acompanhou o cortejo fúnebre ao som das músicas de vaquejada pelas quais Jair Costa tinha grande apreço.
Durante toda a tarde o que se pode observar é que o município de Caldeirão Grande do Piauí está perplexo diante de tamanha tragédia. Por ocasião da morte do adolescente as festividades do município que aconteceriam na próxima sexta-feira (29) foram canceladas pelo prefeito João Vianney.

Secretaria de Saúde de Fronteiras realiza entrega de próteses dentárias

A Prefeitura de Fronteiras por meio de parceria com o Programa Brasil Sorridente, do Governo Federal, realizou no início desta semana a entrega de 50 próteses dentárias para pessoas residentes no município. A entrega foi feita no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde.
O Programa Brasil Sorridente faz parte da Política Nacional de Saúde Bucal e prevê uma série de ações para facilitar e ampliar o acesso da população ao tratamento odontológico gratuito, dentre as ações, a entrega de próteses dentárias.
Durante o momento de entrega esteve presente o prefeito Eudes Agripino; a primeira-dama e atual secretária municipal de saúde, Zildênia Ribeiro; o técnico em prótese dentária, senhor Francisco; dentistas; assistentes sociais; enfermeiras e beneficiários (as).
Durante o momento de entrega o prefeito Eudes reafirmou o compromisso de continuar investindo na saúde bucal da população fronteirense, seja através de parcerias firmadas com governos e entidades, ou com recurso do próprio município, mas a prioridade de sua gestão será atender as necessidades do povo.

Fonte: Portal Folha Atual

Um adolescente é morto e outro baleado na noite desta terça-feira (26) em Caldeirão Grande do Piauí

O jovem foi alvejado por pelo menos 05 disparos que atingiram perna, ombro, pescoço e cabeça.

Um adolescente identificado por Jair Eugênio da Silva Costa de apenas 16 anos de idade foi morto a tiros na noite desta terça-feira, 26, em Caldeirão Grande do Piauí.
De acordo com informações, a vítima estava conversando na casa de um amigo quando dois homens se aproximaram numa moto e efetuaram cinco disparos contra a dupla.
O jovem foi acertado por diversas vezes e morreu no local do crime.
O crime chocou a população de Caldeirão Grande do Piauí pois a vítima era um adolescente pacato e bastante tranquilo.
Ele cursava a 3ª série do ensino médio e é filho do conhecido locutor de vaquejada Adalberto de Caldeirão Grande do Piauí.
O amigo da vítima identificado por Waldenis Oliveira também foi atingido com um tiro na perna. Ele foi hospitalizado e não corre o risco de morrer.


O corpo foi trazido ao Hospital Regional Norberto Ângelo Pereira e encaminhado para a cidade de Picos para ser periciado.

terça-feira, 26 de abril de 2016

Secretaria Municipal de Saúde realizará dia "D" da vacinação contra gripe

A Secretaria Municipal de Saúde de Fronteiras realizará neste sábado (30) o dia D de vacinação contra a gripe.
A vacinação é destinada a alguns grupos prioritários: crianças de 06 meses a menores de 05 anos, idosos a partir de 60 anos, profissionais de saúde e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.
Na ocasião acontecerá o sorteio de brindes, desfile da miss e do mister Melhor Idade 2016, danças culturais e apresentações.

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Morre aos 61 anos o popular "Bigode"

(Foto: Arquivo Familiar)
Faleceu na manhã desta segunda-feira (25) o agricultor Francisco José Alves (61 anos), popularmente conhecido como "Bigode".
Francisco lutava há alguns anos contra um câncer no pulmão que nos últimos meses apresentou metástase.
O corpo está sendo velado na sua residência no bairro Alto e será sepultado na manhã desta terça-feira na cidade de Fronteiras.
O agricultor deixa esposa, quatro filhos e muitos netos.
O Blog Fronteiras Online manifesta o sentimento de profundo pesar ao tempo em que se solidariza com os familiares neste momento de tamanha dor.

domingo, 24 de abril de 2016

SMASC e CMDCA de Fronteiras realizam ação de prevenção ao Trabalho Infantil

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SMASC) e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizaram neste sábado (23)  uma ação de prevenção ao Trabalho Infantil.
O evento aconteceu no espaço da feira livre e objetivou sensibilizar a comunidade na compreensão que o trabalho infantil é um crime e prejudica o processo de desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes a ele submetidos.
Estiveram presentes no evento coordenadores da Secretaria Municipal de Educação, Agentes Comunitários de Saúde, Conselheiros Tutelares, secretária municipal de Saúde, Zildênia Ribeiro, secretária municipal de Assistência Social. Eudiná Agripino, membros do Núcleo de Crianças e Adolescentes (NUCA), conselheiros do CMDCA e equipes da SMASC e do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).
Durante a programação foram feitas orientações as pessoas que circulavam nas ruas, atividades artísticas para crianças, entrega de folders informativos, adesivos e lembrancinhas.