quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Hospitais de Fronteiras e Pio IX do Piauí vão implantar Núcleo de Segurança do Paciente

Após as orientações da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado do Piauí (DIVISA) para a sensibilização das ações na área de Segurança do Paciente, os hospitais dos municípios de Fronteiras e Pio IX estabeleceram um acordo com a DIVISA, através da elaboração de um Plano de Ação, para implantar o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) nos serviços de saúde.
O plano de ação define atividades com prazos estabelecidos, juntamente com os gestores e profissionais dos hospitais, para a implantação dos protocolos e outras ações que devem qualificar a assistência à saúde dos estabelecimentos.
Os seis protocolos são definidos pelo Programa Nacional de Segurança do Paciente, do Ministério da Saúde. São eles: identificação do paciente; melhorar a comunicação entre profissionais de saúde, segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos, segurança cirúrgica, higiene das mãos e avaliar os pacientes em relação ao risco de queda e lesão por pressão, estabelecendo ações preventivas.
O trabalho de implantação do NSP está sendo realizado pela Vigilância Sanitária do Estado através do monitoramento dos hospitais, onde a equipe de fiscais da DIVISA acompanha o fluxo de atendimento do paciente, desde a sua admissão na unidade, até a internação e alta.
O NSP é um serviço de saúde criado para promover e apoiar a implementação de ações voltadas à segurança do paciente, e tem entre as suas competências, estabelecer barreiras para a prevenção de incidentes nos estabelecimentos de saúde.

Fonte: www.blog.saude.gov.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados passarão por prévia aprovação do administrador.