terça-feira, 10 de maio de 2016

Prefeito Eudes Ribeiro e esposa participam da XIX Marcha em Defesa dos Municípios em Brasília


O prefeito Eudes Agripino Ribeiro e a primeira-dama e secretária municipal de Saúde Zildênia Ribeiro participam em Brasília da XIX Marcha em Defesa dos Municípios que reúne prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, representantes do governo federal e assessores municipais de todo o Piauí. São cerca de 100 representantes do Estado no maior evento municipalista do Brasil, que este ano foca em temas relativos ao fim de mandato.
A abertura da Marcha foi realizada pelo presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, que tratou de temas como o 1% a mais no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a ser concretizado em junho, a repatriação de recursos e as constantes quedas do FPM.
Pronunciaram-se também na abertura a senadora Ana Amélia (RS), que falou da falência do atual pacto federativo, propondo um novo pacto. Da composição atual do FPM, que é baseado apenas no IR (Imposto de Renda) e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), deixando os demais de fora.
“Ser prefeito hoje é um ato de coragem”, declamou a senadora arrancando aplausos de todos os presentes.
O deputado federal Paulo Cajado representou a Câmara dos Deputados na cerimônia de abertura, destacando que a pauta municipalista tem avançado no congresso, o que não é consenso entre os prefeitos.
O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, representou o Nordeste e fez o discurso mais inflamado da manhã. “O Congresso fica discutindo seus interesses políticos e não debate e resolve os problemas do cidadão. Se descontasse os dias parados isso não aconteceria. Enquanto isso o prefeito é quem resolve o problema do cidadão”, destacou.
O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Arinaldo Leal, lidera os prefeitos do Estado e acredita que a ocasião servirá como ponte para compartilhar os anseios e unir os prefeitos.
“A voz do prefeito deve ser ouvida, respeitada. O prefeito sim representa o povo. A hora é para respostas urgentes. É preciso coragem, união e ousadia para quebrar o silêncio do Congresso Nacional em relação à atenção urgente das ações municipalistas, atendendo aos apelos dos prefeitos”, reclamou o presidente da APPM, Arinaldo Leal.

Fonte: Portal Meio Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados passarão por prévia aprovação do administrador.