quarta-feira, 18 de março de 2015

Prefeito Eudes participa de debate sobre a Reforma Política na APPM




O prefeito do município de Fronteiras, Eudes Agripino Ribeiro, participou nesta segunda-feira (16) de um importante debate sobre a Reforma Política realizado no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM), em Teresina, com a participação do relator da Reforma, o deputado federal Marcelo Castro (PMDB-PI). Também estiveram presentes os deputados estaduais Wilson Brandão, Georgiano Neto e Severo Eulálio, os deputados federais Júlio César e Assis Carvalho e a senadora Regina Sousa.
Em sua fala, o relator da Reforma Política externou que o momento é muito propício para que a mesma aconteça. “É uma tarefa difícil mais inadiável. Acreditamos que o momento atual é diferente do que tínhamos no passado, quando se flava em Reforma Política, mas ela não acontecia. Agora chegamos a exaustão, ela tem que acontecer”, afirma.
 Marcelo Castro levantou os principais aspectos que têm que ser revistos com urgência. “Temos que baratear o custo das campanhas, diminuir a influência do poder econômico dos candidatos nas eleições, aproximar o eleitor de seus representantes para garantir a autenticidade, fechar as brechas para a corrupção e tornar os partidos mais fortes e com identidade”, completa.



Os prefeitos levantaram aspectos como a prorrogação dos mandatos de prefeito e vereadores em mais dois anos, mandato “tampão” (eleição para o mandato de dois anos) e eleição para um mandato de seis anos, todos para fazer coincidir as eleições majoritárias e proporcionas, evitando que a cada dois anos haja eleição no País.
“A maioria dos prefeitos atuais afirma que caso o sistema não mude, não será mais candidato, pois não suportam mais eleições de dois em dois anos em seus municípios”, observa o presidente da APPM, Arinaldo Leal.
A diminuição do período de campanha, o financiamento público, o voto distrital e outros temas também foram levados a debate. As propostas formuladas pelos prefeitos serão condensadas em um documento e entregue ao relator.


Fonte: APPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados passarão por prévia aprovação do administrador.